quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bento XVI e os artistas


O Papa Bento XVI no dia 22 de novembro (Domingo) teve um encontro histórico na Capela Sistina com 260 artistas do mundo todo. A Capela Sistina é o local onde são realizados os conclaves, reunião dos cardeais para eleger os Papa. Nela também estão as pinturas famosas de Michelângelo, pintadas no teto: a "Criação do mundo" e na parede principal "O Julgamento Final". Este encontro do Papa com os artistas foi para celebrar os 10 anos da carta do Papa João Paulo II aos artistas e para mais uma vez demostrar o grande apreço que a Igreja tem pela arte, porque a arte autêntica revela a beleza. Em seu discurso ele diz: "A experiência do belo, do autenticamente belo, do que não é efêmero nem superficial, não é acessório ou algo secundário na busca do sentido e da felicidade, porque essa experiência não afasta da realidade, e sim leva a enfrentar totalmente a vida cotidiana para libertá-la da escuridão e transfigurá-la, para torná-la luminosa, bela.”
Para nós, que fazemos parte do movimento da transfiguração, é de fundamental importância a beleza. Porque Jesus, ao se transfigurar no Monte Tabor, revelou toda a beleza própria da identidade divina (como vemos no ícone acima).
Por isso, ao ler este texto preste atenção em todas as coisas belas que lhe cercam e perceba que elas revelam Deus, porque Deus é a própria beleza e tudo que é belo revela Deus.
Tenham um bom dia!!!

Nenhum comentário: