segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Pálio de BENTO XVI

Um leitor do blog fez uma pergunta sobre as vestes litúrgicas que Bento XVI estava usando na foto que foi postada no dia 13 de dezembro – sobre o 3º domingo do advento. Falávamos sobre a cor rosa nos paramentos do advento e quaresma.


A pergunta do leitor era, especificamente, sobre o Pálio que o Papa estava usando, que é uma peça usada sobre a Casula. Não podemos confundir com estola, que, no caso, fica embaixo da Casula (na foto, não dá para ser vista).


Para uma compreensão mais profunda, usaremos a entrevista que monsenhor Elias Volp deu a agência de notícias Zenit, em que ele explica justamente o Pálio que Bento XVI está usando na foto:





“O Pálio do primeiro Milênio foi confeccionado baseando-se em estudos históricos e, sobretudo, nos famosos mosaicos das basílicas de Roma, Ravena e outros antigos achados. Consiste num “cachecol” de lã branca, de 4 metros de comprimento e 10 centímetros de largura, com 5 cruzes vermelhas, fixado com 3 grandes alfinetes em forma de prego. Esse ornamento representa a ovelha perdida, ferida, procurada e encontrada, que o Bom Pastor leva ao pescoço e, ao mesmo tempo, o próprio Pastor, que se fez Cordeiro, ferido e morto, para salvar as ovelhas. As 5 cruzes vermelhas representam as 5 chagas do Crucificado, e os três grandes alfinetes-broches, os pregos com que foi cravado na Cruz”.


O Pálio do primeiro milênio, amplo e solene, expressivo na sua visibilidade, que o Papa Bento tinha aprovado e resgatado depois de mil anos, foi usado até junho passado, mas a partir do dia 29, festa de S. Pedro e S. Paulo, se voltou a um modelo mais reduzido e semelhante ao da época barroca”.


O pálio também é usando pelos Arcebispos como sinal de unidade com o Papa. O pálio dos Arcebispos é confeccionado de dois cordeiros brancos, que são criados num mosteiro nos arredores de Roma. Estes são abençoados pelo Papa na solenidade das vésperas de São Pedro e São Paulo e colocadas em uma urna presa à tumba de São Pedro. Na solenidade de São Pedro e São Paulo o Papa impõe os pálios nos Arcebispos que foram escolhidos no último ano.

Nenhum comentário: