sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Igreja no Haiti

Todos nós temos acompanhado pela mídia a catástrofe que se abateu sobre o Haiti, de forma especial, à sua capital Porto Príncipe. Com tudo isso a  Arquidiocese de Porto Príncipe teve uma realidade particularmente sofrida.
A Arquidiocese perdeu, no terremoto, o Arcebispo Dom Joseph Serge-Miot, que morreu com a queda da sua residência; também o Vigário Geral da Arquidiocese - Dom Beriot Charles - que no momento em que seu corpo foi encontrado pelas equipes de resgate, estava segurando o Hostensório com Jesus Eucarístico. Já em relação aos padres, não se sabe ao certo quantos faleceram, no seminário moravam duzentos e cinquenta seminaristas e até o momento se tem a confirmação de trinta mortos, e o restante se encontra em casas de pessoas amigas ou pelas ruas.
Quanto às perdas materiais, a Catedral está com uma parte destruída, e das oitenta paróquias existentes na cidade, suas igrejas estão totalmente ou parcialmente em ruínas; desta forma, nenhuma igreja está em condição de uso em toda cidade.
Vamos assim continuar nossa oração pelo povo do Haiti, e em especial pela Igreja que está em Porto Príncipe, para que Deus dê consolo e esperança para enfrentar esse momento doloroso e força para a reconstrução necessária da cidade e das Igrejas.

Nenhum comentário: