quarta-feira, 3 de março de 2010

O arquivo secreto do Vaticano

O diretor do arquivo secreto do Vaticano, Dom Sergio Pagano, afirmou nessa segunda-feira 02 de Março, que no período de 05 anos será aberta toda a documentação do período do pontificado  do Papa Pio XII. O arquivo do vaticano é diferente de outros arquivos que têm o seu período determinado para ser aberto, como por exemplo 30 anos ou 40 anos.
O arquivo do Vaticano é aberto por pontificados. A última abertura se deu em 2006, por ordem do Papa BentoXVI, referente ao pontificado de Pio XI, que cobre o período de 1922 a 1939.
   Com a abertura do arquivo do pontificado de Pio XII, que compõe o período de 1939 a 1958, todos os documentos estarão disponíveis aos pesquisadores, sem restrição. O período de 05 anos é o necessário para  que as equipes de trabalho possam terminar os serviços de protocolar, numerar, registrar e por em ordem todos os documentos.
   Essa maneira de trabalhar da Igreja desmente a muitos boatos criados em vários ambientes. Nesses boatos afirmam-se que existem segredos escondidos no Vaticano. Mas o que existe, na verdade, é uma forma profissional e técnica de lidar com os documentos e, principalmente, um desejo explicito de não esconder nada.

Nenhum comentário: