quarta-feira, 14 de abril de 2010

O VATICANO INVESTIGA APARIÇÃO DA VIRGEM MARIA EM MEDJUGORJE.

  O Vaticano instituiu uma comissão para avaliar as possível aparição de Nossa Senhora em Medjugorge, desde  de 1981, na pequena aldeia da Bósnia-Herzegovina, e que se tornou um dos maiores pontos de peregrinação religioso do mundo. A comissão teve sua primeira reunião no dia 26 de março. As reuniões serão reservadas e suas conclusões serão submetidas à Congregação da Doutrina da Fé. Mas, pela lista dos participantes da comissão, com vários cardeais , bispos e peritos, tanto teológicos como na área de antropologia, psiquiatria e psicologia, nos faz ver que o Papa Bento XVI deseja fazer uma profunda  análise sobre essa possível aparição, que já atraiu milhões de pessoas até hoje. Veja abaixo a lista divulgada pelo Vaticano dos participantes da comissão.
    A comissão está presidida pelo vigário geral emérito do Papa para a diocese de Roma, cardeal Camillo Ruini.
   Seus membros são: o prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Jozef Tomko; o arcebispo de Vrhbosna e presidente da Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina, cardeal Vinko Puljić; o arcebispo de Zagreb e vice-presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), cardeal Josip Bozanic.
   Também o presidente emérito do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, cardeal Julián Herranz; o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, SDB; o psicanalista e especialista em psiquiatria social monsenhor Tony Anatrella. O professor de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, monsenhor Pierangelo Sequeri; o consultor do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, monsenhor David Jaeger, OFM; o relator da Congregação das Causas dos Santos, Zdzisław Józef Kijas, OFM Conv., e o professor de Mariologia na Faculdade Pontifícia Teológica Marianum Salvatore M. Perrella, OSM. O professor de Antropologia Teológica na Universidade Pontifícia Lateranense Achim Schütz, na qualidade de secretário, e o oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Krzysztof Nykiel, na qualidade de secretário adjunto.
   Nos primeiros trabalhos da comissão também participarão alguns especialistas: o professor de Teologia Fundamental em Sarajevo Franjo Topic ; o professor de Psicologia das Religiões no Instituto Filosófico e Teológico da Companhia de Jesus em Zagreb Miji Nikic, S.J.; o professor de Espiritualidade na Universidade Pontifícia Gregoriana Mihály Szentmártani, S.J., e a professora de Teologia em Rijeka Verónica Nela Gaspar.
   Rezemos para que o Espírito Santo ilumine esta comissão neste discernimento tão delicado e com consequências para a fé de milhões de pessoas. 

Nenhum comentário: