terça-feira, 4 de maio de 2010

Bento XVI visita o Santo Sudário

      No dia 02 de Maio o Papa Bento  XVI visitou o Santo Sudário na cidade de Turim na Itália. A exposição do Sudário vai até o dia 23 de maio. A ultima vez que ele foi exposto foi no jubileu do ano 2000, por determinação do então Papa João Paulo II .
     O sudário de Turim é um lençol de linho retangular, de 436 cm de comprimento e 110 cm de largura. Sobre um mesmo lado da tela estão impressas as marcas frontais e dorsais de um homem morto depois de ter sido crucificado.
      Na sua meditação sobre o Sudário Bento XVI disse:   
    “Este rosto, estas mãos e estes pés, este lado aberto, todo este corpo fala, é ele mesmo uma palavra que podemos escutar no silêncio. Como fala o Sudário? Fala com o sangue, e o sangue é a vida! O Sudário é um ícone escrito com sangue; sangue de um homem flagelado, coroado de espinhos, crucificado e ferido no lado direito. A imagem impressa sobre o Sudário é aquela de um morto, mas o sangue fala de sua vida. Cada traço de sangue fala de amor e de vida. Especialmente aquela mancha abundante próxima ao lado aberto, feita de sangue e água que saíram copiosamente de uma grande ferida realizada por um golpe de lança romana, aquele sangue e aquela água falam de vida. É como uma fonte que murmura no silêncio, e nós possamos ouvi-la, possamos escutá-la, no silêncio do Sábado Santo.
Caros amigos, louvemos sempre o Senhor por seu amor fiel e misericordioso. Partindo deste lugar santo, levemos nos olhos a imagem do Sudário, levemos no coração esta palavra de amor, e louvemos a Deus com uma vida plena de fé, de esperança e de caridade. Obrigado.”

Nenhum comentário: