quarta-feira, 16 de junho de 2010

Celebrada em Milão Missa de exéquias do Bispo assassinado na Turquia


     Dom Luigi Padovese, Vigário apostólico de Anatólia e Presidente da Conferência Episcopal da Turquia, assassinado em 3 de junho quando se preparava para viajar ao Chipre para acompanhar o Papa Bento XVI em sua viagem apostólica à ilha.
     Por ser Italiano, da Arquidiocese de Milão, foi celebrada a missa na catedral de Milão, presidida pelo Cardeal Dionigi Tettamanzi. Foi concelebrada por 40 bispos de diferentes dioceses européias e cerca de 200 sacerdotes e 5 mil fiéis.
     O assassinato de Dom Luigi esta cercado de muitas interrogações. Em um país que não permite que a Igreja Católica tenha plena liberdade - nem as outras denominações cristãs. A apesar de se denominar uma república laica, o islã pode ser considerada como a religião oficial, porque goza de privilégios que as outras religiões não tem.
     Outro fato bastante intrigante é que o assassino foi o seu próprio motorista, que é mulçumano, e que foi indicado pelas autoridades de segurança da Turquia, em um governo que se aproxima cada vez mais dos líderes religiosos mulçumanos.
     A pequena comunidade Católica local está bastante sofrida pela perda do seu amado pastor, e apreensiva em relação às implicações deste assassinato nas relações com a grande maioria mulçumana no país.
     Rezemos por essa Igreja - que tem a grande maioria das comunidades fundadas pelo Apostolo Paulo, e por isso remonta ao período apostólico do primeiro século - para que possa ter esperança e força para dar continuidade a sua caminhada neste ambiente de insegurança.

Nenhum comentário: