quinta-feira, 10 de junho de 2010

O encerramento do Ano Sacerdotal


     No dia 11 de junho será encerrado o Ano Sacerdotal, que foi proclamado pelo Papa Bento XVI. O encerramento será com uma celebração na Praça de São Pedro, e contará com mais de dez mil sacerdotes do mundo inteiro, no dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

     Nestes últimos dias, tenho intensificado de forma toda especial, minhas orações pelos sacerdotes. E tem surgido no meu coração uma lista de padres que foram importantes na minha caminhada cristã; o que gerou no meu coração uma oração de gratidão e súplica.

     A gratidão, por eles terem sido canais da graça de Deus na minha vida: como o padre que me batizou; o que me deu a primeira comunhão; os que até hoje me confessaram; o que me casou; também os que tive um relacionamento mais longo de convívio pastoral, como os párocos das paróquias que frequentei; os sacerdotes que, ao longo da minha caminhada, desenvolvi uma grande amizade; também aqueles que, por causa do Movimento da Transfiguração, me aproximei; e não poderia deixar de falar do meu irmão que é padre e o meu sobrinho que hoje é seminarista.

     A súplica por cada um desses homens – com dons e limites próprios, mas que foram e são grandes instrumentos – para que Deus os abençoe, os ilumine, dê força na sua caminhada, os perdoe de seus pecados, conceda a luz eterna para aqueles que já partiram desta vida e, de uma forma especial, Deus cada dia atraia novos jovens para essa vocação essencial e insubstituível na nossa Igreja.

     Convido você, leitor deste blog, a fazer a sua lista dos padres que foram e são importante na sua história, a se unir a mim em oração de ação de graças e súplica pelos sacerdotes, neste encerramento do Ano Sacerdotal.

Nenhum comentário: