sexta-feira, 27 de agosto de 2010

100 anos de Madre Teresa




      No dia 26 de agosto de 1910 nascia em Skopje, na Albânia, Anjeza Gonxhe Bojaxhiu, aquela que viria a ser conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Fundadora, na Índia, da congregação das Missionárias da Caridade, congregação espalhada em vários países.
      Eu tenho uma particular relação com Madre Teresa: primeiro, porque nos anos que morei em Salvador, por várias vezes visitei a casa das irmãs Missionárias da Caridade. Foram sempre momentos muito marcantes ver o amor das irmãs pelas pessoas mais pobres, especialmente, porque era perceptível que derivava de um autêntico amor a Jesus, nascida de uma vida de fé intensa.
      Nestas visitas, também tive oportunidades de desenvolver uma amizade com algumas irmãs, o que muito enriqueceu minha vida: foram diálogos sobre a vida de oração e a vivencia cristã.
      A segundo motivo é que estive presente na Praça de São Pedro, em Roma, na celebração da Beatificação de Madre Teresa, pelo então Papa João Paulo II, no ano de 2003. Creio que isto se tornou uma marca no meu relacionamento com Madre Teresa.
      Um terceiro motivo é que no período em que percebi a inspiração para iniciar o Movimento da Transfiguração, a história da fundação das Missionárias da Caridade foi um dos motivadores para os passos da sua fundação.
      Por esses motivos, é uma grande alegria este centenário de nascimento, que será marcado por um ano de grandes celebrações no mundo inteiro, especialmente na Índia. Aguardo com grande expectativa a celebração de sua canonização, e, se Deus quiser, estarei presente para mais uma vez reafirmar esta grande amizade de um pecador com uma santa.

Nenhum comentário: