sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bento XVI saúda os Judeus pelo ano novo

                                                                          
 "O Papa Bento XVI enviou um telegrama à Comunidade judia de Roma pelo começo do novo ano judeu, o dia do perdão e a festa dos tabernáculos, no qual pediu a todos uma maior vontade de promover a justiça e a paz.
Na mensagem dirigida a Ricardo Di Segni, rabino chefe da Comunidade judia de Roma, o Papa assinala que lhe é “grato formular suas mais cordiais e sinceras felicitações tanto para Ele, como para toda a Comunidade judia de Roma, junto ao desejo de que estas celebrações possam contribuir com numerosas bênçãos do Eterno e serem fonte de íntima alegria”.
Conforme informa a Rádio Vaticano, o Santo Padre deseja de coração que possa “crescer em todos nós a vontade de promover a justiça e a paz, das quais tem tanta necessidade o mundo de hoje”.
Com sentimentos de gratidão e afeto, o Pontífice recorda finalmente sua visita ao Templo Mor realizada no dia 17 de janeiro quando o Pontífice visitou a Sinagoga de Roma. “Que Deus em sua bondade, proteja toda a comunidade e nos conceda poder crescer, em Roma e no mundo, através da amizade recíproca”, acrescentou o Papa. "

Noticia retirada do Site:acidigital

Segue abaixo uma explicação do que é o ano novo judaico apartir de judeus catolicos retirado do blog Hebreus Catolicos:

 

"Segundo a tradição o Ano Novo judaico é o aniversário da Criação, tendo D-us começado a contagem ao sexto dia, pois foi o dia da criação do Homem, que foi a unica criatura com capacidade da percepção de HaShem como Criador.
Chamado de Rosh HaShaná, que literalmente quer dizer "o primeiro do ano" e calha a 9 de Setembro, sendo que a Lua Nova aparece no pôr do sol de 8 de setembro e é quando se inicia um novo dia na tradição judaica, tal como o sábado é iniciado ao por do sol de sexta-feira e a semana começa ao por do sol de sábado.
A tradição festiva costuma, comer maçãs com mel, romãs, tâmaras como aperitivos em geral doces para representar um ano bom, e os pratos desse dia são em geral Cabeça de peixe, pois Rosh também quer dizer cabeça ou primeiro."

Nenhum comentário: