sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia de Santa Teresa de Ávila


     
      No dia 15 de outubro a igreja celebra santa Teresa de Ávila, uma grande mística espanhola. Santa Teresa nasceu dia 28 de março de 1515, na cidade de Ávila, Espanha, numa família de muitos irmãos. Aos 13 anos perde sua mãe, e a partir desse momento ela toma Nossa Senhora como sua mãe; aos 20 anos entra no convento carmelita da Encarnação.
      Os dezoitos anos que se seguem no convento da Encarnação foram marcados por profundos conflitos interiores e uma grande enfermidade, que quase tira sua vida. Seu conflito interior se dava porque ela sentia uma forte atração por Deus, na oração, mas na sua vida cotidiana, deixava-se levar por uma vida muito dispersa, marca desse convento na sua época.
      No ano 1554 Teresa tem uma forte experiência de Deus ao contemplar uma imagem de Jesus chagado, atado à coluna. Esta experiência dá início ao tempo que ela chama de conversão. Assim, ela passa a um caminho de fidelidade na oração e de afastamento de situações de dispersão que a rodeavam. Esse período será marcado por grandes fenômenos místicos na sua vida e culmina com a inspiração da fundação de um Mosteiro com observância mais estrita. Esta fundação será denominada reforma carmelita descalça. Depois de grandes lutas e perseguições é fundado o convento de São José, o primeiro de muitos conventos fundados por Santa Teresa.
      No ano 1568, juntamente com São João da Cruz, Teresa funda o ramo masculino dos frades descalços. Até sua morte, em 1582, vários conventos femininos e masculinos são fundados na Espanha; e após sua morte, essas fundações se espalham por vários lugares do mundo.
      Um aspecto fundamental na vida e obra de Santa Teresa são seus livros que influenciaram muito mais do que as casas religiosas fundadas por ela. Os seus grandes escritos são: Livro da vida, Caminho de Perfeição, Fundações e o Castelo Interior, além de outros escritos menores.
      Santa Teresa tem uma grande influência na minha vida. Tive o primeiro contato com ela através do livro da Vida, livro no qual ela conta sua vida e dá orientação sobre a oração. Na época eu tinha 18 anos e me marcou profundamente. Posso dizer que, com santa Teresa, aprendi a rezar com o método que ela chama “trato de amizade”.
      Com o tempo, li outros escritos dela que marcaram profundamente minha visão de Deus e da oração. Creio que, por isso, ela tem um lugar especial no Movimento da Transfiguração: como mestra de oração, que pode nos guiar no caminho de intimidade profunda com Deus.

Nenhum comentário: