sábado, 9 de outubro de 2010

O Sínodo para o Oriente Médio


     No dia 10 de outubro tem início o Sínodo para o Oriente Médio. Este é considerado o evento mais importante da Igreja no ano de 2010 .O Sínodo será celebrado em Roma para que o Papa Bento XVI possa ter uma maior participação e também para reafirmar a comunhão das igrejas desta região com o Sumo Pontífice. O lema do Sínodo é "A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma" (Atos 4, 32).
     A assembleia sinodal deste ano se centrará nas igrejas presentes nos países do Oriente Médio, que são: Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Irã, Iraque, Israel, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria, Turquia, Territórios Palestinos e Iêmen.
     Uma particularidade deste Sínodo é que participarão seis igrejas orientais que têm comunhão com Roma. Elas têm ritos diferentes do nosso (latino), revelando a grande riqueza da Igreja na sua diversidade .
     O encerramento do Sínodo será no dia 24 de outubro, com missa presidida por Bento XVI, na Basílica de São Pedro. Rezemos para que este Sínodo possa produzir frutos abundantes.

Nenhum comentário: