sábado, 20 de novembro de 2010

O Consistório



      Hoje (20) assisti na TV Aparecida o consistório de criação dos 24 novos cardeais, dentre eles um brasileiro: Dom Raimundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM - Conferência Episcopal Latino Americana. Destes 24 cardeais, vinte são votantes caso haja um Conclave – reunião para eleição de um novo Papa –, pois têm menos de 80 anos; com os novos cardeais votantes, formam-se um total de 121 cardeais que podem votar na eleição de um novo Papa.
      Os cardeais, além da função de eleger um novo Papa, em um Conclave, ajudam o Sumo Pontífice a governar a Igreja através de funções na Cúria Romana e servem como Conselheiros para assuntos de grande importância na Igreja, como vimos na postagem passada.
      Os quatro novos Cardeais que têm mais de 80 anos foram criados como forma de homenagear homens que prestaram serviços relevantes na Igreja. A celebração foi muito bonita e marcada por um grande simbolismo. Veja abaixo uma explicação da celebração que foi retirada do portal ACI Digital:
      “O rito começa com uma saudação litúrgica, depois da qual Bento XVI lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos 24 novos cardeais. O primeiro deles se dirige então ao Santo Padre em nome de todos. Seguem a Liturgia da Palavra, a homilia do Papa, a profissão de fé e o juramento por parte dos novos cardeais.
        Posteriormente, cada novo cardeal se aproxima do Pontífice e se ajoelha ante ele para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um Título ou Diaconia.
       O Papa coloca o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e diz: "É vermelho como sinal da dignidade do ofício de cardeal, e significa que está preparado para atuar com fortaleza, até o ponto de derramar seu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e a extensão da Santa Igreja Católica Romana".
      O Santo Padre entrega a Bula de criação de cardeal, atribui o Título ou Diaconia de uma Igreja de Roma e intercambia o abraço da paz com os novos membros do Colégio Cardinalício. Os cardeais também intercambiam o mesmo sinal entre eles.
      O rito é concluido com a oração dos fiéis, a reza do Pai-Nosso e a bênção final.
      No domingo, 21 de novembro, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo, o Santo Padre presidirá uma Missa concelebrada, às 9:3º, na Basílica de São Pedro, com os novos cardeais durante a qual será entregue o anel cardinalício a cada um deles, "sinal da nova dignidade, de solicitude pastoral e de união mais sólida com a Sé do Apóstolo São Pedro".

Nenhum comentário: