segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lectio Divina das Bodas de Caná




O PRIMEIRO SINAL
TEXTO: JOÃO 2,1-12

COMENTÁRIOS DO TEXTO:
1) O nosso texto de hoje é mais conhecido como as Bodas de Caná e com ele se encerra a semana inaugural do evangelho de João. Este evangelho tem início com o Prólogo (Jo 1,1-18); depois os dois primeiros dias, com o testemunho de João Batista (Jo 1,19-34); depois vem a vocação dos discípulos, que ocupa os outros dois dias (Jo 1,35-51); e agora nosso texto, que tem o seu início “no terceiro dia”. Assim, se somarmos os quatro primeiros dias com esses três dias, depois quando acontecem as Bodas de Caná, teremos os sete dias que compõem a semana inaugural do quarto evangelho.
As Bodas de Caná encerram de forma magistral essa semana inaugural, com o primeiro dos sinais de Jesus. Esse “primeiro” sinal tem dois sentidos: o mais simples, que é o cronológico; e o mais simbólico, que é aquele que dará sentido a todos os outros sinais. Em outras palavras, quem consegue captar o sentido profundo e simbólico do sinal realizado por Jesus nas Bodas de Caná, tem a chave de leitura de todos os outros sinais.
No evangelho de João não se fala de milagres e sim de sinais. Um sinal não tem valor em sim mesmo. Tomemos o exemplo dos sinais de trânsito, eles não têm valor em si mesmo, mas apontam para uma realidade. Por isso, vamos perceber aos poucos que os milagres que são narrados no quarto evangelho devem ser lidos como sinais, como algo que aponta para uma realidade maior do que o próprio acontecimento milagroso.

Para ler o texto completo, clique aqui

Nenhum comentário: