segunda-feira, 7 de março de 2011

Paramentos Litúrgicos - 1ª parte - A Casula

Com esta postagem damos início a uma série sobre os Paramentos Litúrgicos. Nesta postagem veremos a Casula, por ser a mais visível e por estar sobre os outros. A casula é vestida pela primeira vez na ordenação presbiteral. Logo após a imposição das mãos e oração consecratória, o padre retira a estola diaconal, põe a presbiteral e, sobre ela, a casula. Posteriormente, segue o rito de Ordenação com a unção das mãos.
Na forma extraordinária, o sacerdote recebe a casula amarrada na parte posterior, sendo chamada casula plicada. Ele permanece com ela do momento que a recebe até o final da celebração. Quando o bispo diz sobre ele, a oração: "Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; aqueles a quem não perdoardes, eles serão retidos." Então as casulas são desamarrada.
A casula é, desta forma, o manto sacerdotal usado sobre a estola e alva. Seu significado remete ao caráter sacrificial da missa. Seu uso é obrigatório em todas as missas e proibido fora delas. Hoje são usados dois tipos de casulas: a Romana e a Gotica.

A ROMANA




GOTICA






Nenhum comentário: