quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Freiras Anglicanas recebidas na Igreja Católica

A Arquidiocese de Baltimore acrescentou uma nova ordem religiosa feminina nesta terça-feira, sua primeira em décadas e que começou como uma comunidade anglicana.
As Irmãs de Todos os Santos dos Pobres (All Saints' Sisters of the Poor) deixaram a Igreja Episcopal para a Igreja Católica Romana há dois anos. Por um decreto do Vaticano elas já formam um priorado oficial diocesano (sic),ou ordem, a mesma designação feita pelas Irmãs da Escola de Notre Dame ou Filhas da Caridade.
"Nós sentimos que marcamos a história", disse a madre Christina Christie, líder da comunidade e freira desde 1966.Ontem, Dia de Todos os Santos, na Basílica do Santuário Nacional da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, todos os 10 membros do convento Catonsville individualmente professaram os votos de pobreza, castidade e obediência "para o resto da minha vida neste mundo" . Então, cada um assinou a sua profissão no altar antes de quase duas dezenas de padres e bispos.
O Arcebispo Edwin F. O'Brien escolheu 01 de novembro, dia patronal das irmãs, para receber oficialmente a comunidade para a arquidiocese."Este é um grande dia e um grande presente para a igreja em Baltimore", disse O'Brien à congregação. "Poucos bispos tiveram essa oportunidade."
As irmãs e seu capelão, que foi ordenado padre católico em junho, se sentiam "caminhando cada vez mais distantes da estrada mais liberal em que a Igreja Episcopal está viajando", disse Christie. Um dos fatores que consideraram em sua decisão de deixar a fé [anglicana] foi a decisão dos líderes da Igreja Episcopal para sancionar a ordenação de homens e mulheres homossexuais.
Várias vezes durante a missa, O'Brien elogiou a "longa jornada de fé," que ele disse," não foi sem sofrimento. "Freiras de várias ordens diferentes na arquidiocese compareceram ao serviço para apoiar as suas novas irmãs.
"Estamos felizes depois de tantos anos de saber que elas estão se juntando a nós", disse a irmã Concetta Melton das Irmãs Oblatas da Providência, cujo convento é praticamente um vizinho de Todos os Santos.
Para a mais nova comunidade, será como sempre foi em suas vidas de oração e de serviço, disse Christie. Agora que elas são um instituto religiosa oficial, elas podem voltar a abrir o seu noviciado e acolher as novas candidatas a sua comunidade. Desde a sua mudança de denominação, elas recebem várias perguntas, disse ela.
"Nós não estamos esperando uma corrida louca para se juntar a nós", disse ela. "Mas vamos tomar aquelas que Deus nos envia".

Retirado do blog Blogonicvs

Nenhum comentário: