sexta-feira, 23 de março de 2012

Visita do Papa Bento XVI a América Latina

ROMA, 22 Mar. 12 / 12:09 pm (ACI)

O Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Carlos Aguiar Retes, recordou que a viagem que o Papa Bento XVI começa amanhã, não chega somente ao México e a Cuba, mas também é uma visita a toda a América Latina e o Caribe.

Dom Aguiar Retes indicou em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, que efetivamente, "a viagem do Papa ao México e Cuba não é somente uma visita a estes dois países, mas também será simbolicamente através deles, um abraço a todos os países da América Latina e do Caribe".

O Bispo explicou que "a realidade que vive Cuba e a realidade que vive o México são duas expressões bem distintas entre elas, mas ainda assim, representam as diversas situações da maior parte dos países da América Latina".

O presidente do CELAM indicou que no México estarão presentes "praticamente todas as conferências episcopais americanas, desde o Canadá até Argentina, enquanto que em Cuba, estarão a maior parte das Conferências Episcopais do Caribe".

"Deste modo, a visita se converte em um encontro que se prolonga, que se amplia. Certamente, muito do que diga o Santo Padre nos será de ajuda e nos permitirá ter uma orientação nas situações que vive cada país", considerou.

O encontro com o Santo Padre será uma ocasião especial para lhe mostrar todos os avanços que a Igreja da América Latina deu desde a última visita de Bento XVI com ocasião da V Conferência Geral de Aparecida, Brasil, em maio de 2007.

"Passaram cinco anos e a Igreja está em caminho: a Igreja de todos os países – junto com as conferências episcopais e o reconhecimento do CELAM -, estão em caminho e estão seguindo um itinerário para responder à Missão Continental que foi proclamada em Aparecida – quer dizer, o dever da Igreja de dar a conhecer o Evangelho que Cristo mesmo mandou pregar aos Apóstolos-", disse.

Para a América Latina, "já é uma grande alegria a presença do Papa em si, porque ele nos traz uma mensagem de grande comunhão: o desejo de compartilhar conosco a situação que vivemos", e "em particular, esperamos que a sua palavra – que sempre se caracterizou por uma grande profundidade e sempre muito adequada aos momentos e contextos diferentes da vida, apoiado na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja- nos ajude e nos anime a manter sempre em alto um rosto entusiasmado", concluiu.

Nenhum comentário: