quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mais de um milhão e meio de fiéis se reúnem em Fortaleza para a décima Caminhada com Maria


FORTALEZA, 15 Ago. 12 / 08:06 pm (ACI).- Os fiéis da capital do Ceará compareceram em massa à décima edição da Caminhada com Maria, um evento que já entrou no calendário oficial de feriados religiosos de Fortaleza, cuja padroeira é Nossa Senhora da Assunção. Segundo informou a Polícia Militar, no ato final do evento havia 1.7 milhões reunidas. A mídia local, porém, divulgou que este ano o evento reuniu 2 milhões de fiéis ao longo dos mais de 10 km de trajeto e que teve por tema: Com Maria no Caminho da fé.
O evento, que até o final desta edição ainda não havia chegado ao seu término, foi inaugurado com uma multitudinária Missa, celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e foi presidida pelo pároco, o Padre Sales. Este é um local histórico para a capital cearense pois foi a primeira capela da cidade dedicada à Virgem. 
Após a missa, o arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Tosi abriu oficialmente a edição deste ano do encontro que percorreu 12.5 km até chegar à Catedral Metropolitana, onde em breves instantes terá lugar o último ato de devoção do evento: a coroação da imagem de Nossa Senhora que liderou a gigantesca procissão de fiéis do Ceará e alguns vindos de outros estados, especialmente do Pará.
Este ano uma novidade foi a cobertura feita pelas Rádios FM Dom Bosco 96.1 e Shalom 690 AM, o que fez que os fiéis saíssem com terço e radinhos de pilha em mãos para acompanhar pelas ondas do rádio a transmissão e os comentários do evento.
O tema da Caminhada deste ano (Com Maria no Caminho da fé) recorda o Ano da Fé que será inaugurado pelo Papa Bento XVI em outubro, em homenagem a 50º aniversário da convocação do Concílio Vaticano II. Durante o trajeto da procissão os fiéis meditam nos vinte mistérios que compõem o Santo Rosário. A Procissão se enquadra também no triênio de preparação dos fiéis de Fortaleza para o centenário da Arquidiocese em 2015.
Em mais de um momento da procissão os fiéis pediram especialmente pela próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho de 2013. A capital é uma das dioceses escolhidas para acolher peregrinos do mundo inteiro na Semana Missionária, evento que antecede a JMJ.
A 10ª edição da Caminhada contou com uma grande estrutura logística contando com o poio de 2000 voluntários, especialmente jovens aos quais foram encarregadas várias tarefas do planejamento, organização e condução do evento.
Durante o percurso, houve um momento especial com show pirotécnico em frente da Capela de Santa Edwigens para comemorar os dez anos da Caminhada. A Queima de fogos terá duração de aproximadamente 10 minutos.
A partir das 19:30 os fiéis começaram a chegar à Catedral de São José (patrono do Estado do Ceará) onde foi montada uma grande estrutura para a Coroação da Padroeira

Nenhum comentário: