segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Missa da Transfiguração do Senhor 2012

A missa da Festa da Transfiguração do Senhor em Salvador aconteceu na Catedral Basílica, que é dedicada à Transfiguração. Esta foi presidida pelo Cardeal D. Geraldo Majella, que estava comemorando 34 anos de sua ordenação episcopal – ele foi ordenado exatamente na Festa da Transfiguração do Senhor. Devido a todos estes motivos, foi uma festa muito marcante para todos os presentes.
A Festa teve início com a celebração das Laudes, organizada pelo Movimento da Transfiguração e presidida pelo Pe. Lázaro, pároco da Catedral e diretor espiritual do Movimento n a Arquidiocese de Salvador. Depois, tive a oportunidade de apresentar o ícone da Transfiguração para os presentes. Em seguida fizemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. O dia foi concluído com a missa solene presidida pelo Cardeal.
Durante todo o dia, o ícone original da Transfiguração do Senhor, que foi pintado por um iconógrafo russo, ficou exposto na Catedral para que as pessoas pudessem conhecer melhor e fazer a experiência de rezar diante dele.
Na homilia da missa, D. Geraldo falou sobre o significado da Transfiguração, fazendo também referência ao fato de a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor ser o fundamento da identidade do Movimento da Transfiguração. Para nós que somos do Movimento, foi um dia muito especial onde tivemos a oportunidade de celebrar de forma profundamente digna esse grande mistério da vida de Jesus que é sua transfiguração.

Veja as fotos abaixo:











Tivemos também a oportunidade de almoçar com o Pe. Lázaro e os responsáveis pelo Movimento em Salvador.



Nestes dias em Salvador conversamos também com D. Gregório Paixão, bispo auxiliar da Arquidiocese e diretor espiritual do Movimento, onde partilhamos a caminhada do Movimento. Ele mais uma vez nos animou a seguirmos adiante no caminho que o Senhor nos indicou.



Nenhum comentário: