quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Falece na China Bispo que foi preso por sua fidelidade à Igreja



ROMA, 09 Jan. 13 / 11:53 am (ACI/EWTN Noticias).- Em 16 de dezembro de 2012 faleceu aos 95 anos de idade Dom John Chen Shizhong, Bispo de Yibin, na província de Sichuan (China continental). O Prelado, ordenado sacerdote em 1947, foi preso nos anos cinquenta durante a Revolução Cultural e condenado a trabalhos forçados no campo.
O Bispo recebeu a ordenação episcopal em 1985 e em 1988 passou a ser reitor do seminário regional de Sichuan, cargo que deixou no ano seguinte por razões de saúde, retornando à diocese de Yubin da qual foi Bispo durante mais de vinte anos.
Conforme assinala o Vatican Information Service, de Dom Chen Shizhong, último Bispo idoso da região de Sichuan, recorda-se a obra de formação de sacerdotes e religiosos. Graças a ele, nos anos 80 e 90, as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada retornaram em toda a província.
O Bispo ordenou a mais de 30 presbíteros, garantindo assim a sobrevivência e o desenvolvimento da Igreja em uma região que se caracterizava por um duro maoísmo e em que a dureza e as perseguições da Revolução Cultural marcaram com força à sociedade e à vida da Igreja.
As exéquias de Dom John Chen Shizhong foram feitas no dia 18 de dezembro na Catedral de Yibin e nelas participaram numerosos fiéis, sacerdotes e religiosas da diocese.
O Bispo foi enterrado no cemitério católico próximo ao seminário diocesano.

Nenhum comentário: